A prisão mental do passado e do futuro
A esmagadora maioria dos sofrimentos e angústias que torturam a mente humana não acontece no mundo real, mas no palco imaginário dos nossos pensamentos. Passamos horas preciosas do dia remoendo conversas que já aconteceram, alimentando culpas por escolhas antigas ou nos apavorando com cenários catastróficos sobre o que poderá dar errado no mês que vem.
Monja Coen abre seu livro com um lembrete direto e compassivo: o passado é uma memória que já se desfez como fumaça no vento, e o futuro é apenas uma projeção mental que ainda não existe. O único território onde a vida de fato pulsa, onde o coração bate e onde temos o poder concreto de agir é o momento presente, o aqui e o agora.
No cotidiano brasileiro, vemos o custo dessa desatenção no almoço de domingo da família: as pessoas sentam-se à mesa ao redor de um prato apetitoso, mas estão com os olhos colados na tela do celular conferindo mensagens de trabalho ou fofocas de internet. O corpo está fisicamente presente na sala, mas a mente vagueia perdida em terras distantes, roubando a beleza do encontro real.
